acessibilidade

A sessão ordinária da Câmara de Engenheiro Beltrão desta segunda-feira, 7 de abril, contou com a presença dos 9 vereadores, e no início da sessão, o primeiro secretário vereador Josué Greco mencionou os pedidos dos parlamentares por atendimentos do Poder Executivo.

O vereador Dr Antônio Almeida, através do pedido de providência n° 024/2025, solicitou que a Prefeitura realize pavimentação asfáltica da Rua Floriano Peixoto, no distrito de Ivailândia, especialmente no trecho próximo ao Centro Municipal de Educação Infantil.

Segundo o vereador, em períodos de chuva, a via se torna de difícil acesso, causando transtornos às mães que precisam deixar seus filhos na unidade de ensino. Já no verão, a poeira intensa compromete a saúde e o bem-estar dos moradores da região. A pavimentação completa se faz necessária para garantir mais segurança, conforto e acessibilidade à comunidade local.

Já o vereador Fernando Santiago – o Perereca, solicitou através do pedido de providência 025/2025, que o município instale um climatizador de ar no Ginásio Luiz Fernando Brasão, para proporcionar maior conforto térmico aos usuários durante a prática de esportes e eventos realizados no local, especialmente nos dias de altas temperaturas.

Além disso, em conjunto com o vereador Gilmar Tardivo – o Sabão, teve o pedido de providência n° 026/2025, que prevê a construção de um "Campo Santo" no antigo cemitério do distrito de Figueira D'Oeste.

A proposta inclui a implantação de grama e um jardim com flores ornamentais, proporcionando um ambiente mais acolhedor e digno para homenagens póstumas. O pedido conta ainda com a instalação de um cruzeiro, onde familiares possam acender velas em memória de seus entes queridos ali sepultados, bem como a fixação de uma placa de identificação com os dizeres "Campo Santo".

A vereadora Laudeleia Cardoso da Silva solicitou através do pedido de providência n° 027/2025 que o município realize o recape asfáltico da estrada que liga a antiga usina da Sabarálcool ao distrito de Ivailândia. A reforma desse trecho, segundo a vereadora, é de grande importância para facilitar o acesso à localidade, especialmente em períodos de chuvas, garantindo melhores condições de tráfego e segurança para os moradores e produtores rurais da região.

Outro pedido da vereadora foi o recape asfáltico do acostamento da pista que liga a PR-317 ao distrito de Ivailândia, visando melhorar as condições de tráfego, segurança e conservação da via, que é importante rota de acesso para moradores, visitantes e escoamento da produção agrícola.

E para concluir seus pedidos, Laudeleia solicitou à Casa de Leis, que fosse encaminhado ao Executivo Municipal, o pedido de informação parlamentar, com fulcro no art. 161 do Regimento Interno, visando obter atualizações sobre o conteúdo do Ofício n.º 213/2024 – Gabinete do Prefeito, que informou a existência de tratativas junto à Cúria Diocesana de Campo Mourão para eventual regularização das Capelas Nossa Senhora Aparecida, localizada na Comunidade da Conserva, e Sagrado Coração de Jesus, localizada na Comunidade de Mandijuba.

E o presidente, vereador Roberto Tochimtsu Moriya, solicitou através dos pedidos de providências n° 028 e 029/2025, que seja realizada a roçada completa em todas as margens das Avenidas Otorino Paro e Carlota Fontanari, especialmente na entrada da cidade, garantindo a limpeza, a visibilidade e a segurança dos usuários que transitam por essas vias, além de contribuir para a estética urbana do local. E o outro pedido foi para a implantação de um redutor de velocidade ou quebra-molas, na Rua Uruguai, nas proximidades da Rua Dom Pedro II, com o objetivo de aumentar a segurança dos pedestres e motoristas que transitam por essa região residencial.

Na Palavra Livre os vereadores agradeceram o empenho da gestão do Prefeito Garbim pelos atendimentos realizados em todas as áreas do município e ainda destacaram a parceria com a gestão pelo bem de Engenheiro Beltrão.

Na ordem do dia, projetos foram encaminhados para as comissões permanentes e o presidente fez a leitura da representação 01/2025, que trata sobre um requerimento com pedido de medida disciplinar e cassação de mandato do vereador Dr. Antônio proposta pelo suplente Pedro Paulo. O caso foi encaminhado para a comissão de ética para a análise do certame, sendo analisadas o regimento interno e o decoro parlamentar da Casa.

Por fim chegou o momento da palavra livre e cada vereador fez sua conclusão e agradecimentos durante a sessão.

Na rede social da Câmara, é possível acompanha o pronunciamento individual de cada parlamentar, em formato de vídeo, tanto no Facebook e no Instagram @camaraeb.oficial.

Ouvir:00:00

ANEXOS:

Não Possui Anexos