acessibilidade

A 6ª sessão ordinária desta segunda-feira (14), realizada na Câmara Municipal de Engenheiro Beltrão, contou com a presença dos 9 edis e na ordem do dia, foram apresentados pedidos de providências, e apreciados, bem como votados projetos de autoria do Poder Executivo.
A vereador Laudeleia Cardoso apresentou o pedido de providência, solicitando que fosse reinplantado um ponto na Vila Rural do distrito de Ivailândia e também que fosse construído uma estrutura de quiosque de alimentação na Praça Central do distrito de Ivailândia, acompanhada de playground para crianças.
A vereadora Rosana Maranho Genovez solicitou a aquisição de veículo novo para o transporte escolar na linha da Comunidade Pedra Branca e também a instalação de cesto de lixo no início da Estrada Paschoarelli.
A vereadora Luzinete Holak de Castro, através de pedido providência, solicitou a instalação de uma ATI (Academia da Terceira Idade) no Conjunto Castelo Branco, preferencialmente nas proximidades da edícula do Bonfim.
Já o vereador Claudemir Alves dos Santos – o Curimba do Povão pediu a instalação de redutor de velocidade na Rua Goiás, em frente à Creche Pequeno Príncipe, no Conjunto Andorinhas. Além disso ele solicitou a revitalização das rampas de acessibilidade para cadeirantes em todo o município.
O vereador Dr Antonio Francisco Almeida da Silva pediu que fosse encaminhado ao Poder Executivo, a possibilidade de pavimentação asfáltica na Rua das Flores, localizada na Vila Rural do Distrito de Sertãozinho.
Além disso, Dr Antônio pediu que fosse encaminhado ao Executivo Municipal, o Pedido de Informação Parlamentar, com fulcro no art. 161 do Regimento Interno desta Casa, com o objetivo de obter esclarecimentos quanto à existência e implementação da Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão no Sistema Único de Saúde (HumanizaSUS[1]) no âmbito do Município de Engenheiro Beltrão.
E por fim, o vereador Josué Grecco, que comentou sobre a inauguração da Capela Mortuária Luiz Cian, pediu em plenário, a instalação de cobertura na entrada da nova Capela Mortuária.
Os vereadores fizeram as explicações e defesas de seus pedidos na palacra livre e, já na ordem do dia, o Projeto de encaminhamento de autoria da vereadora Laudeleia Cardoso, que institui a Campanha Dezembro Verde Não ao amandono de animais no município, foi encaminhado para as comissões permanentes.
Os Projetos de Lei 04 e 05/2025 de autoria do Poder Executivo, que cria vagas de empregos temporários, passaram pelas comissões permamnntes e foram aprovados por unanimidade. Além disso, os vereadores também aprovaram o Projeto de Lei 12/2025 que autoriza o termo de colaboração com a Santa Casa, após ter passado pelas comissões com pareceres favoráveis.
Ao final o presidente Roberto Moryia – o Japa Gás fez uma explanação dos trabalhos da noite e explicou aos presentes, sobre a cobrança da taxa do lixo, votada e aprovada no ano passado, que tem como órgão responsável a Sanepar.
Após a sessão, os vereadores conversaram com os presentes e debateram e explicaram sobre a situação da cobrança da taxa do lixo no município.




 

Ouvir:00:00

ANEXOS:

Não Possui Anexos